domingo, 12 de agosto de 2012

O TEMPO

"O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem." (Parlenda)

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou..."
(Eclesiastes 3:1-2)


O tempo, sempre influenciando a vida das pessoas, ditando o ritmo das coisas, o momento presente, o passado e o futuro. Sutil e discreto! Foi necessário inventar o relógio para lembrar as pessoas que o tempo está passando ou que ainda se tem tempo de sobra. Imponente, fugaz! Transformou-se em inspiração para compositores, escritores e poetas. Astuto! Dita um começo e um suposto fim! Não há como se esquivar do tempo. Abrangente! Está em todo lugar a todo instante, até mesmo quando se está dormindo. O tempo se faz onipresente, onisciente e onipotente, reconhecidamente, uma divindade em algumas culturas. O tempo nasce quando se nasce. Ele existe consciente e inconsciente. No inconsciente ele prevalece anarquista e inconsequente, consegue brincar com todos os valores do ser humano. O tempo é extremamente versátil porque cada pessoa tem o seu próprio. Ele pode ser vários em um só. Ou ele pode ser único em todos. Objetivo, determinado, impossível detê-lo! Este é o tempo. Para saber o quanto ele impõe significado à vida, basta olhar para trás e ver o caminho que o tempo ajudou a construir e que, incansavelmente, continuará para perpetuar a existência humana.


Sugestões de leitura sobre o tema:

O Tempo e as Jabuticabas (Rubem Alves)

O Tempo (Mario Quintana)

Música: Oração ao tempo (Maria Gadú)

Imagem: Obra de Salvador Dali "A Persistência da Memória"

6 comentários:

  1. Mami!!! Adorei o seu texto sobre o tempo, inspiradora como sempre! Boa sorte com o blog!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ola querida, gostei do blog e desse post em especial. Uma música de Maria Bethania diz :Atente ao tempo num
    começa nem termina, é nunca é sempre.
    Viva o Tempo Rei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, querida! Que bom que gostou. Obrigada pela visita! Se tiver um
      "tempinho", volte mais vezes! Bjs

      Excluir
  3. Oi Visette!!!

    Adorei o blog! Em especial este texto. Realmente, tudo tem seu tempo determinado e só ele próprio é capaz de nos ensinar isto.

    Saudades de você! Muita sorte no blog!

    Beijos, Bibi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibi, que surpresa boa! Também sinto saudades de você! Muito obrigada e apareça! Bjs

      Excluir